22 de março de 2023

INSS: posso pedir restituição de contribuições?

Por José Victor Freire Vieira de Melo

É comum ouvirmos falar na restituição anual de Imposto de Renda, processo pelo qual a Receita Federal devolve ao contribuinte parte do imposto em caso de recolhimento superior ao devido durante o ano. Porém, poucas pessoas sabem que também é possível requerer a restituição ou compensação de contribuições previdenciárias vertidas ao INSS

Inicialmente, é importante esclarecer que todos os trabalhadores que exercem atividade remunerada devem contribuir à Previdência Social, ficando a seu próprio cargo a responsabilidade pelo preenchimento e pagamento das guias de recolhimento quando se tratar de contribuinte individual que preste serviços para pessoas físicas, a exemplo de profissionais liberais, como médicos e dentistas, o que pode gerar muitas dúvidas e até mesmo equívocos no momento do recolhimento.

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Nesse sentido, caso existam recolhimentos incorretos, por erro no cálculo do salário de contribuição ou na alíquota adotada, é possível solicitar a restituição ou compensação de valores diretamente à Receita Federal, por meio de sistema eletrônico. Mais precisamente, será possível solicitar a restituição em caso de pagamento em duplicidade, recolhimento em valor superior ao devido ou quando ultrapassado o teto do INSS, conforme prevê o artigo 89 da Lei Orgânica da Seguridade Social – nº 8.212/91 – que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui seu plano de custeio.

Art. 89.  As contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 desta Lei, as contribuições instituídas a título de substituição e as contribuições devidas a terceiros somente poderão ser restituídas ou compensadas nas hipóteses de pagamento ou recolhimento indevido ou maior que o devido, nos termos e condições estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Cumpre destacar que o procedimento de restituição pode ser mais vantajoso para certas classes profissionais, sobretudo médicos e dentistas, que prestam serviços em mais de um local e recebem remuneração superior ao teto de benefícios do INSS, que no ano de 2023 é de R$ 7.507,49.

Assim, caso você se enquadre em alguma das hipóteses apresentadas, há grande possibilidade de ter valores a receber referentes às contribuições ao INSS dos últimos 05 anos, portanto, procure um advogado especialista para análise da viabilidade do pedido de restituição.